quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Vacina HPV


   Olá pessoal, Bem Vindos ao nosso blog ! Hoje vamos falar sobre informações importantes  da Vacina HPV.

   O governo Federal disponibilizou a vacina HPV no Calendário Nacional de Vacinação. A vacina contra o HPV é de grande importância na prevenção do câncer do colo de útero, e as meninas não devem ficar de fora! Fique atento ao período de vacinação, ela esta disponível nas Unidades de Saúde. Não se esqueça de levar sua caderneta de vacinação.
  Conhecendo mais sobre a vacina:

O que é o HPV ?
  O papiloma vírus humano (HPV) é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer do colo de útero e verrugas genitais. Os tipos 16 e 18 em torno de 70% dos casos de câncer do colo de útero e os tipo 6 e 11 são encontrados na maioria das verrugas genitais.

Como ocorre o contágio ?
  O vírus HPV é altamente contagioso,sendo possível contaminar-se com uma única exposição e a sua transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pelo contato sexual, mas também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto. Embora seja raro, o vírus pode propagar-se também por meio do contato com a mão.

O que é câncer do colo de útero?
  É o crescimento anormal de células no colo do útero. Essas alterações têm como principal causa a infecção por alguns tipos de HPV.
  Formas de prevenção do câncer do colo de útero:
  Para prevenir,é preciso vacinar as adolescentes e seguir fazendo o exame preventivo (papanicolau) na vida adulta. Além, é claro, do uso do preservativo quando iniciada a vida sexual.

A vacinação:
  A vacina HPV estará disponível para adolescentes entre 9 a 13 anos, nas unidades básicas de saúde e também em escolas públicas e privadas. No entanto, a sua implantação será gradativo.
  A adolescente deverá tomar três doses de vacina. A primeira dose estará disponível em Março de 2014, a segunda em Setembro de 2014, e a terceira será agendada para 60 meses após a data da primeira dose.

     “ Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção.”




    Fonte: Carta enviada para escolas  municipais da prefeitura de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário