Bem-vindos ao nosso blog, o assunto de hoje é violência nas escolas.
Assustador! É assim que
muitos professores, hoje, classificam o ambiente escolar. Atualmente, a escola
pública vem chamando atenção pelas inúmeras cenas de violência contra alunos e
professores. Frequentemente vemos nos noticiários manchetes que denunciam
brigas violentas entre alunos, ameaças a professores, adolescentes armados,
bebendo e se drogando na porta da sala de aula... Enfim é essa a realidade da
maioria das escolas públicas brasileiras.
Entretanto, a sociedade tem sofrendo significativas
transformações devido às exigências atuais, os pais colocam seus filhos em creches
ou com terceiros, chegam em casa exaustos do trabalho e ainda têm os afazeres
domésticas ou trazem trabalho para casa. Assim a criança é colocada sozinha na
frente da TV ou vai brincar sem um adulto que lhe dê atenção, assim os pais
deixam a educação que seus filhos deveriam ter em casa, para ser educados na
escola ou até mesmo na rua. seu conhecimento vai progredindo através das informações que
recebe do meio onde se insere, do meio familiar, dos colegas, da escola, dos
meios audiovisuais. Todavia, nenhuma outra instituição poderá jamais substituir as
condições educativas da família, nem parece ser razoável que seja unicamente a
escola a ensinar valores tão necessários para o normal desenvolvimento da
criança tais como: a democracia, as regras para a sã convivência, o respeito
pelo outro, a solidariedade, a tolerância, o esforço pessoal, etc.
À escola não se pode pedir que além de ensinar
os conteúdos programáticos exigidos pelo Ministério da Educação, tenha também
que ter a função educativa que compete aos pais. No meio de tudo isto, a
verdade é que a violência continua a existir e a registrar-se cada vez mais na
população jovem.
Nós, sociedade democrática, somos responsáveis
pelas consequências educativas das nossas ações. Terá que haver um esforço
financeiro governamental, não só econômico, mas também ao nível de recursos
humanos, para que programas de combate à violência e exclusão social sejam
realmente concretizados e obtenham bons resultados. Não podemos deixar que as
crianças se transformem em futuros inadaptados ou marginais, só porque não
tiveram referências positivas na infância e porque as diversas entidades
educativas se foram “esquecendo” que elas também necessitam de carinho, de
afeto, que também são seres humanos como todas as outras crianças. Pais,
sociedade, autoridades governamentais é preciso agir, e rápido, caso contrário
o caos total vai dominar a Escola Pública Brasileira.
Fonte: www.portaleducacao.com.br
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